30.4.05

BARBRA, CAN YOU HEAR ME?



Desculpe, mas eu não pude evitar a comparação de OSAMA(2003) com YENTL (1983). Tudo bem, o da Barbra Streisand é excessivamente longo - 134 minutos - e quando você começa a embarcar na narrativa, entra uma canção irritante e tudo vira Hollywood demais. Mas o enredo da menina que se faz passar por homem, para ter direitos civis que são negados às mulheres de sua época é o mesmo. O filme afegão, ganhador do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2004, no entanto, consegue tocar em feridas bem mais contemporâneas e esquecidas pelo mundo ocidental.

Imagine você que, para se fazer um filme desses, num país tão pobre e tolido de sua liberdade de expressão, o diretor estreiante Siddiq Burmak ouviu incontáveis histórias a respeito do quanto as mulheres eram colocadas em um plano de quase esquecimento e desprezo durante o regime Taliban. E este é o primeiro filme a ser feito no Afeganistão após a "libertação", com um elenco todo selecionado nas ruas de Kabul, não há atores profissionais.

É impressionante observar a beleza do enquadramento e as cores quentes de Osama, o jogo de edição hábil e cheio de significados e a atuação franca e verdadeira do elenco. Nesta narrativa, não há espaço para exitações ou meios-termos, as coisas são realmente o que se mostram ser, infelizmente.

3 comentários:

  1. This site is great, nice job!!

    I have a penis enlargement reviews info site. It is about penis enlargement reviews articles and stuff.

    Drop by when you can, nice site here!

    ResponderExcluir
  2. If you are interested in Cowboy Bebop check out my site Cowboy Bebop for related content on Cowboy Bebop

    ResponderExcluir
  3. Obsessive Compulsive Disorder is a big problem. Your doing a great service here. I also have a web site about
    Obsessive Compulsive Disorder Stop by if you get a chance.

    ResponderExcluir