8.8.05

FRIDA & EU

Frida



Aluno que tira nota alta ganha ingressos para a exposicao da Frida Kahlo. Falando serio, foi talvez a coisa mais legal que eu fiz ate agora em Londres: ver a Frida de perto. Em especial esta frida, porque eh a mesma que eu tinha no meu ap no Brasil e que costumava espantar convidados e familiares por sua crueza e intimidade com a dor. Na exposicao, os quadros foram dispostos em 11 salas, cronologica e tematicamente organizados. Muitos, talvez a grande maioria, eu ja conhecia de livros e filmes, so que o impacto de se estar frente-a-frente com a obra eh de tirar o folego, especialmente quando se trata de Frida, uma vez que tudo que sai dela sai doendo e acaba sobrando uma fisgada no coracao do espectador.

Outro impacto foi quando eu vi "Convergence", do Jackson Pollock, semanas antes. O poder das cores e da disposicao dos tracos te enche de uma satisfacao que nao eh deste mundo, pelo menos este mundinho mediocre que a gente vive. Eu imagino que artistas sejam representantes raros da evolucao do espirito, talvez por isso a grande maioria deles teve problemas para se adaptar a realidade sem graca do mundo normal, que adora cercas de arame farpado, muros e dinheiro.

pollock



*

5 comentários:

  1. A Frida é tudo, pena que ela saiu do ABBA, né! Sério, eu adoro a mexicana. Beijos e Saudades

    ResponderExcluir
  2. Tb gosto mto de Frida. Já brincamos mto juntos no passado... rsss... É que dirigi um ensaio fotográfico de arte que tinha a artista como tema. Onde é a exposição? Vai até qdo? Espero chegar em Londres (em setembro) em tempo de ver isso tudo ao vivo...

    ResponderExcluir
  3. Pois...a da Frida não cheguei a ver, as £ não chegaram pra tudo...mas estamos de acordo quanto ao impacto das obras desse transviado do Pollock...
    (que inveja de viver nessa cidade magnifica...)

    um abraço deste cantinho à beira-mar plantado ;)

    ResponderExcluir
  4. E aqui está você, mais uma vez me fazendo desmanchar em lágrimas...
    Que saudades da Frida em cima da mesa, do café forte com conversa do andar de baixo...
    Você definitivamente não presta!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiguinho.

    Eu continuo aqui, morrendo de saudades.
    Será que dá pra vc mandar um e-mail pros pobres?
    Ou agora vc só se corresponde com europeus?

    A verdade é que eu quero notícias suas jáaaaaaaa!

    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir