25.11.05

MARGARIDA FLORES

mARGARIDA



MARGARIDA FLORES



(...) Sempre que distraidamente via seu nome escrito lembrava-se de seu apelido na escola primária: Margarida Flores de Enterro. Por que alguém não se lembrava de apelidá-la de Margarida Flores do Jardim? É que as coisas simplesmente não eram do seu lado. Pensou uma bobagem: até a sua pequena cara era de lado. Em esquina. Nem pensava se era bonita ou feia. Ela era óbvia.

Depois.

Depois não tinha problemas de dinheiro.

Depois havia o telefone. Telefonaria para alguém? Mas sempre que telefonava tinha a impressão nítida de que estava sendo importuna. Por exemplo, interrompendo um abraço sexual. Ou então era importuna por falta de assunto.

E se alguém lhe telefonasse? Iria ter que conter o trêmulo da voz alegre por alguém enfim chamá-la. Supôs o seguinte:

- Trim-trim-trim.

- Alô? Sim?

- É Margarida Flores de Jardim?

Diante da voz masculina tão macia, responderia:

- Margarida Flores de Bosques Floridos!

E a cantante voz a convidaria para tomarem chá de tarde na Confeitaria Colombo. Lembrou-se a tempo que hoje em dia um homem não convidava para tomar chá com torradas e sim para um drinque. O que já complicaria as coisas: para um drinque se deveria ir na certa vestida de modo mais audacioso, mais misterioso, mais pessoal, mais... Ela não era muito pessoal. E que incomodava um pouco, não muito.

E, além do mais, o telefone não tocou.


Trecho do conto "Um dia a menos", do livro "A bela e a fera", postumo de Clarice Lispector.

Para as margaridas despetaladas pelo calor excessivo da primavera.

***


4 comentários:

  1. Só vi agora.
    Ai meu deus, acho 'qu'eu vou dar um troço' é o mínimo. Acho qu'eu tô dando um troço!!!!!!!
    Acho que vamos ter q começar a série 'nunca te vi, sempre te amei'.
    bjos com asas.

    ResponderExcluir
  2. Vai lá ver no que dá aguar margaridas que estão a morrer de sede.
    Tomara q gostes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:14 AM

    voce e a mesma margarida (guida) que passava ferias na casa da ana em penedo? meu e mail e fernando.jose13@isbt.com.br

    ResponderExcluir