14.3.06

INFINITOAOMEUREDOR UNIVERSOPARTICULAR


Marisa vezes dois


Eu sou meio burrinho. Me iluminem neste momento, ok? A coisa no Brasil não anda preta? Não está tudo muito caro? Comprar cd original não está virando luxo? Quanto custa um cd no Brasil? Numa loja on line que costumava ser bem baratinha, um álbum recém lançado, daqueles super cobiçados, custa 35 Reais em média. Bem, aqui isto seria mais ou menos 9 Libras Esterlinas, o mesmo preço. Mas, péra lá! É assim que funciona? Uma garrafa de 2 litros de refrigerante custa 3.50 Reais, ou seja, custa 0.90 Libras, certo? Errado. Um shampoo - daqueles 2 em 1 sem muita frescura - custa 6 ou 7 Reais, se comprado num supermercado brasileiro, mas aqui ele custa de 6 a 7 Libras. Como pode?

O que acontece, acho eu, é que a indústria fonográfica no Brasil precisa compensar o prejuízo gerado pelo mercado negro dos cds piratas de camelô e trocados pela internet. Elas são todas subsidiárias de grandes gravadoras do exterior e precisam prestar contas, como todo mundo que vende a alma para o diabo. Daí o que fazem? Colocam o preço lá em cima fazendo da cultura mais e mais inacessível para quem precisa dela.

Daí, bem neste momento, como já havia feito Caetano Veloso nos anos 80, Marisa Monte resolve lançar dois álbuns ao mesmo tempo. Ou seja, se você quiser ter Infinito Particular e Universo ao Meu Redor - os últimos da cantora - vai precisar desembolsar mais de 70 Reais. Isto se você achar uma promoção boa.

Tal como Caetano, Marisa tem aquele apelo popular imbatível, além - óbvio - de uma qualidade musical sem concorrência no mercado. E vende muito, mas muito mesmo. Os álbuns antigos de MM vendem demais ainda hoje, desde o primeiro ao vivo, passando por Cor de Rosa e Carvão e Memórias e Declarações de Amor, tudo que a cantora faz não pára nas prateleiras das lojas por muito tempo. E grande parte de seu público é daquele tipo de pessoa que quer ter o cd, com encarte original e tudo bonitinho para escutar com a/o namorada/o, presentear o irmão, ou para deixar em cima do cd player para os convidados da casa morrerem de inveja ao suspirar "Você já tem o novo da Marisa?" Todo mundo se acha culto com um cd da Marisa tocando no carro. Marisa é status cultural para a classe média ascendente. Marisa, inevitavelmente, vira hype, suas músicas não precisam tocar no rádio ou na novela das oito para ficarem populares. Não há nada de intelectualmente desafiador num álbum novo de Marisa. Mesmo assim é bom demais.

O Infinito Particular é o mais Marisa, o que mais vai tocar em rádio fm, o que vai ter música em propaganda. Não pense que isto é demérito, de forma alguma. Com arranjos de gente como Eumir Deodato, Philip Glass e João Donato, as composições do infinito são perfeitas, especialmente Pelo Tempo Que Durar, co-escrita por Adriana Calcanhotto, no repeat há dias aqui.

Universo ao meu Redor é o disco que Gal Costa nunca gravou, mas deveria. Uma deliciosa viagem pelo samba de raíz, choroso, triste e terno. Meu favorito dos dois.

Vale 70 Reais? Claro que vale. Cada centavo e muito mais. Nem precisa mais se preocupar com o presente do dia 12 de junho. Taí.

**

Babycakes

E eu leio sem parar a quarta prestação dos Contos da Cidade, de Armistead Maupin, intitulada Babycakes. Nele, o protagonista Michael (Mouse) Tolliver vem morar em Londres.

**

Ah, se a vida fosse feita só de coisas assim...

***

6 comentários:

  1. Anônimo12:42 PM

    Mesmo reconhecendo a qualidade dos cd's de Marisa, 35 reais é muuuuuuito caro!!!

    ResponderExcluir
  2. acho que vai rolar mais como presente de Páscoa mesmo, tá mais perto (rs..). Vale os pilas que custa, ô se vale! =D
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. VALE CADA CENTAVO, E EU NUNCA ME ARREPENDI.

    ResponderExcluir
  4. Ex-Vizinho10:21 AM

    Oi querido! Sabes bem que eu sou um zero a esquerda musical... MAS gosto é gosto... ADORO A MM... porém escutei os dois cds... e ODIEI.. que coisa mais CHATA... mais monótona... que coisa mais igual a tudo que ela já fez... Ai.. NAO ACEITO... Não vale o MB que tá ocupando no meu HD.. quanto mais pagar pra comprar... Mas enfim... Bjs querido.

    ResponderExcluir
  5. perdão,
    39,90 na FNAC Paulista

    um roubo !

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:48 PM

    Alex
    Como vc ta?? to com saudades ...
    bem, tenho que disacordar de vc desta vez. Acho a Marisa Monte uma chata de galocha, eu nunca ouviria algo de uma cantora que cantava "amor i love you" com aqueles outros insuportáveis ... para com essas bobagens e vai ouvir Placebo guri!!!!!! hahahahahah
    beijos!!!!!
    taz.

    ResponderExcluir