31.5.06

SE EU FOSSE UM BESOURO


Certo dia, me procura a Megera rebelde querendo que fizéssemos uma coletânea de artistas dos mais variados estilos cantando músicas dos Beatles. Óbvio que ela me mandou uma listinha que depois virou duas e foi mudando com o passar das semanas.

Não tenho conhecimento nem competência para dizer se eles eram tão bons quanto se alardeia por aí, nem estava lá pra ver se era o Lennon mesmo que escrevia todas as músicas e registrava Lonnon-Mcartney por camaradagem como diz a lenda. Nem ousaria sugerir que Yoko Ono seja o quinto Beatle, muito menos seria petulante o bastante para constatar que depois dela o grupo gravou discos fantásticos como Revolver e Let It Be. Não mesmo, não será da minha boca que vocês vão ouvir tais despautérios.

E eu preciso confessar que na minha ignorância musical eu só sei dizer que as composições são muito lindas e que as melodias são meio antiquadas. Por isso é que vale muito a pena, conhecer grandes músicas do grupo re-interpretadas por artistas que habitam outros estilos, menos lisérgicos, para sentir que a boa música continua boa em qualquer embalagem.

Durante as negociações a respeito de quem deveria estar na lista, a Megera brigava pelo U2 e eu pela Tori Amos. Algumas muito conhecidas do público, outras nem tanto. Dionne Farris (ex vocalista da finada banda Arrested Development) cantando Blackbird, de um jeitão muito folk sulista americano é leve e iluminada, Sarah McLachlan canta a mesma e dá seu toque delicado inconfundível. Da mesma forma, Diana Krall e a já falecida cantora soul Esther Phillips cantam And I Love Him (uma variação de And I Love Her), cada qual com sua coolzice.

Aretha Franklin e Karen Carpenter na minha opinião tomam as composições para si. Depois de ouví-las, concordamos silenciosamente que Eleanor Rigby foi feita para Aretha e Ticket to Ride teve sua versão definitiva na voz de Karen.

Optamos por 2 cds, porque são duas atmosferas diferentes. Uma mais old school, virtuosa e outra mais descontraída e moderna.

Quem não gostar da capa aí em cima, pode ir no Megeras, que lá tem outra.

CD1

1. Carpenters - Ticket To Ride (4:07)
2. Esther Phillips - And I Love Him (2:43)
3. Dionne Farris - Blackbird (3:10)
4. Nina Simone - Here Comes The Sun (3:34)
5. aimee mann - two of us (3:32)
6. Aretha Franklin - Eleanor Rigby (2:34)
7. Heather Nova - we can work it out (2:16)
8. Sarah Vaughn - Something (4:19)
9. Rita Lee - I Want to Hold Your Hand (2:21)
10.Fiona Apple - Across the Universe (5:07)
11.Tori Amos - Happiness Is a Warm Gun (9:55)

CD2

1. u2 - Help (2:14)
2. Belle & Sebastian - Here Comes the Sun (3:16)
3. J. Quest - I Want To Hold Your Hand (2:36)
4. Eddie Vedder - You've Got to Hide Your Love Away (2:09)
5. Nei Lisboa - Norwegian Wood (3:10)
6. Nick Cave - Let it be (3:30)
7. Paul Westerberg - Nowhere Man (3:30)
8. John Pizzarelli - When I'm 64 (2:45)
9. Radiohead - Something 3:16)
10.Diana Krall - And I Love Him (5:52)
11.Lynden David Hall - All You Need Is Love (3:30)
12.sarah mclachlan - blackbird (2:21)



5 comentários:

  1. Patricia5:08 PM

    Ssr.Cafeina,

    por acaso eu ja disse que te amo?? Nao, ne?! Pois eh... depois desta coletanea ai, ficas sabendo entao, eu te amo!
    ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:05 PM

    What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
    »

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:54 PM

    Very pretty site! Keep working. thnx!
    »

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:03 PM

    I find some information here.

    ResponderExcluir