27.7.06

Cafeína Classics - The Valley of the Dolls



Poster OriginalQuando Jacqueline Susann escreveu O Vale das Bonecas (1966) não poderia prever que estaria fazendo história do mercado editorial norte-americano como a pioneira de uma categoria literária polêmica e até então desconhecida: o best seller. E chamamos assim não apenas aquele romance que vende mais do que os concorrentes. Para ser best seller não podem faltar ingredientes como traição, sexo, drogas e tragédia, em cenários que vão muito rapidamente da miséria ao glamour.

E que cenário mais fértil em miséria, glamour, traições, sexo e drogas do que o mundo do espetáculo? Tendo a broadway como fundo, Susann conta a história de três garotas cujos talentos as impulsionam ao topo do estrelato, para serem fatidicamente levadas à queda pelas "bonecas" (como eram apelidadas as pílulas de Valium e outras substâncias que embalaram celebridades como Judy Garland, Marilyn Monroe e Ethel Merman).



A versão cinematográfica do livro é um show de visual retrô-chic e trilha sonora de arrasar, estrelado por Sharon Tate, Pati Duke, Lee Remick e a própria Jacqueline Susann, numa ponta quase irreconhecível.




A música tema virou cult na voz de Dionne Warrick, também pudera, (Theme form)The Valley of the Dolls é um primor de coolzice.

**

Acredita-se que o livro tenha vendido mais de 30 milhões de cópias no mundo inteiro, sendo assim o mais vendido de todos os tempos. Páft!

Nenhum comentário:

Postar um comentário