25.10.06

Amigas com Dinheiro

Não é de se espantar que a diretora Nicole Holofcener tenha dirigido episódios de Sex and the City e A Sete Palmos. Percebe-se em Friends with Money (2006) um olhar feminino profundo e intimista, muito comum às séries da HBO. A diferença talvez esteja no fato de Amigas com Dinheiro lidar com questões muito mais reais, sem o glamour que a televisão a cabo requer.

Bebendo da fonte de diretores/observadores como Robert Altman e Paul Thomas Anderson, a história gira em torno da vida de quatro amigas, interpretadas por Cathrine Keener, Jennifer Aniston, Frances McDormand e Joan Cusak. Olivia (Aniston) faz faxina para sobreviver, depois de abandonar o magistério, Jane (McDormand) é uma estilista bem sucedida, porém um poço de frustração, Christine (Keener), roteirista, enfrenta problemas no casamento e Franny (Cusak) é simplesmente rica.

Este foi o filme de abertura do festival de Sundance deste ano e deve ter deixado as platéias americanas em estado de reflexão por alguns instantes. Grande parte do mérito de Amigas com Dinheiro está no fato de não haver nada de muito conflituoso na narrativa, o espectador acompanha o olhar da diretora sobre estas vidas que, como as nossas, geralmente não têm nada de muito especial a oferecer. Lidam com dinheiro, amizade, desentendimentos cotidianos e trabalho, muito embora a tônica do filme gire em torno da questão: será que estas quatro mulheres, cuja amizade começou na adolescência promissora, tornariam-se amigas hoje em dia, mesmo com as diferenças sociais que as separam?

Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário