12.1.07

Pequenas Igrejas, Grandes Negócios

A NOSSA JONESTOWN

E parece que o povo da igreja Renascer está mesmo mobilizado em função da prisão da Bispa Sônia e do Apóstolo Estevam Hernandes (eu queria muito saber como um reles mortal pode ser apóstolo). Há, no site oficial da igreja, um scrapbook com mensagens de internautas para os líderes chamado "Espada pelo Senhor, pelo Apóstolo, pela Bispa Sonia e pela Renascer". Ainda no site, uma nota oficial a respeito da prisão, que não diz nada com nada e clama "NÃO VIVEMOS DO QUE VEMOS, MAS DO QUE CREMOS". Ou seja, assim como foi com Edir Macedo, o suposto bispo flagrado em câmera chamando os crentes de trouxa(veja o vídeo no YouTube), não há o que se possa dizer a um fiel da igreja Renascer que lhes mude a opinião.

Como todas as outras sedizentes religiões, ela se firma no discurso neurolinguístico para construir a realidade a partir da linguagem, e não o oposto. Se o pastor diz "o céu é verde", centenas de fiéis presentes repetem até acreditarem e enxergarem verde o céu. Com "é tudo calúnia" funciona da mesma forma. "NÃO VIVEMOS DO QUE VEMOS, MAS DO QUE CREMOS".

Ontem, sentado sozinho num café, enquanto fingia folhar uma revista, ouvi a conversa que se desenrolava na mesa ao lado. Eram duas amigas, uma delas contava que perdera a avó havia alguns dias e que, menos de 24 horas após a morte da velha, ela estava arrumando a casa quando telefonou o pastor da igreja para pedir a senha do cartão da falecida. "Como assim??" Esclareceu ele: "é que sua avó doou em vida tudo que tinha no banco, inclusive deixou comigo o cartão".

É claro que a bola da vez, pelos acontecimentos em destaque, é a Renascer, mas não é só esta seita que se vale da fé cega para contabilizar milhões nos bolsos de seus diretores. Há inúmeras outras, pregando absurdos, prometendo converter homossexuais, promovendo cruzadas contra o espiritismo, a umbanda e especialmente a igreja católica. Nos programas de tv, inclusive, um pastor afirmou que a acupuntura faz parte de um "rito satânico milenar", em outro, um suposto ex-travesti contou que encontrava-se possuído por um "exú mulher" e por isso se travestia.

Eu tenho medo disso tudo. Porque a fé cega, irracional, geralmente vem acompanhada da ignorância e, como já diz um provérbio árabe, a ignorância é vizinha da maldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário