22.6.07

Os Inícios de Clarice


A genialidade de Clarice Lispector ultrapassa qualquer tentativa de categorização literária. Um dos exemplos desse talento singular pode ser constatado nas frases que abrem seus escritos, sempre tão impactantes e de um ineditismo surpreendente. Tomemos de exemplo as sentenças de abertura de alguns contos do livro Laços de Família:

"Pelo quarto parecia-lhe estarem a se cruzar os elétricos, a estremecerem-lhe a imagem refletida. Estava a se pentear vagarosamente diante da penteadeira de três espelhos, os braços brancos e fortes arrepiavam-se à frescurazita da tarde."
Devaneio e Embriaguez de uma Rapariga

"Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação."
Amor

"Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de 9 horas da manhã."
Uma Galinha

"...e esta vinha com seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata."
Feliz Aniversário

"Nas profundezas da África Equatorial o explorador francês Marcel Pretre, caçador e homem do mundo, topou com uma tribo de pigmeus de uma pequenez surpreendente."
A Menor Mulher do Mundo

"Ele entrou tarde no restaurante. Certamente ocupara-se até agora em grandes negócios. Poderia ter uns sessenta anos, era alto, corpulento, com cabelos brancos, sobrancelhas espessas e mãos potentes. Num dedo o anel de sua força. Sentou-se amplo e sólido."
O Jantar

"De manhã cedo era sempre a mesma coisa renovada: acordar. O que era vagaroso, desdobrado, vasto. Vastamente ela abria os olhos."
Preciosidade

"A mãe contava e recontava as duas malas tentando convencer-se de que ambas estavam no carro. A filha, com seus olhos escuros, a que um ligeiro estrabismo dava um contínuo brilho de zombaria e frieza - assistia."
Laços de Família

"Era uma daquelas manhãs que parecem suspensas no ar. E que mais se assemelham à idéia que fazemos do tempo."
Começos de Uma Fortuna

"Mas era primavera. Até o leão lambeu a testa glabra da leoa. Os dois animais louros. A mulher desviou os olhos da jaula, onde só o cheiro quente lembrava a carnificina que ela viera buscar no Jardim Zoológico."
O Búfalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário