5.7.07

Pervert's Guide

O mais novo canal da rede Channel 4 da Inglaterra chama-se More 4, inaugurou em outubro 2005 e tem como objetivo transmitir programas, filmes e documentários que descrevam de uma forma inteligente e moderna o mundo em que vivemos. Não é de se espantar, portanto, que o More 4 tenha co-produzido o documentário O Guia do Pervertido para o Cinema, uma nova interpretação de alguns dos filmes mais intrigantes da história sob a perspectiva da psicanálise.

Apresentado pelo psicanalista esloveno Slavoj Žižek, o filme mergulha no mundo de diretores como Alfred Hitchcock, David Lynch, Charles Chaplin, Stanley Kubrick, Krzysztof Kieślowski entre outros, para explorar as relações humanas ligadas à sexualidade, poder, fantasia, aparências e noções de realidade. De O Mágico de Oz a Dogville, de Alien a O Clube da Luta, ganhamos uma nova perspectiva de o quanto estes filmes tratam do real, do que há de mais concreto na psiqué (odeio essa palavra) humana.

Aliás, este guia ajuda, e muito, a entender filmes como Veludo Azul, A Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos, três Lynchs misteriosos e de difícil compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário