29.1.09

Rehab

Vícios de linguagem que muito me irritam:

Parece que o uso do presente do subjuntivo virou moda de uns anos para cá. E é especialmente irritante quando se usa o verbo em tom desafiador, indicando um desejo futuro. Você já deve ter visto na descrição do MSN/Orkut de amigos coisas do tipo:

Que venha o carnaval!
Que chegue o Ano Novo!

A situação piora muito quando a pessoa em questão não sabe conjugar o verbo e diz algo como:

"Que vem o verão!"
"Que diguem!"

Conjugando bem o verbo ou não, o fato é que este "burrismo" contagioso que tem acometido a linguagem depois da internet me assusta bastante. É a falta de criatividade e informação inundando a nossa tela. E ainda inventam de instituir o "atordo pornográfico", como diz o Andrei. Na verdade, talvez nem mude muita coisa. Vamos continuar não sabendo como usar o hífen corretamente, nem os ditongos nasais e nem - credo! - o apóstrofo. Se já não sabemos nem conjugar o subjuntivo, imagine o que nos aguarda.

3 comentários:

  1. Que Venham os Posts!!!

    ResponderExcluir
  2. Em se tratando de português é melhor deixar a irritação de lado e rir, rir, rir...

    ResponderExcluir
  3. Li certa vez num desses e-mails com erros de portugues em provas do segundo grau ( que já não sei mais se é colegial, secundarios...rs rs, mudou tudo)a seguinte pergunta:

    Para que servem os apostrofos?
    R.: para sentarem a mesa com jesus e comerem a comidinha antes dele morrer. ( obvio que foi piada do aluno, mas ri...de desgosto)

    Eu já não cuporto o "primeiramente" e "com certeza", vicios ridiculos de linguagem

    abração

    ResponderExcluir