5.5.09

O Soldado Ronaldo

Chamem-me do que quiserem, mas domingo eu me emocionei na final do campeonato paulista de futebol. Não que tenha qualquer simpatia especial pelo Corinthians – emoções futebolísticas só tenho mesmo com o Colorado – mas Ronaldo Nazário disse uma coisa muito bonita quando os repórteres caíram em cima dele como abelhas no mel, ao final da partida. Perguntaram se ele espera ser escalado para a seleção. A resposta foi a seguinte: "Se eu for merecedor, serei muito grato, porque sou um soldado brasileiro a serviço da seleção".

E veja que isto não é frase pronta divulgada por assessoria de imprensa, nem declaração envernizada por jornalista ou revisor – foi dita por ele mesmo, ao vivo. Pouco me interessa se é uma frase decorada, pré-envernizada, ensaida. Gostei de ouvir alguém dizendo que é um soldado brasileiro. Claro que ele tem muito a ganhar jogando pela seleção, claro que os patrocinadores enxergaram cifrões naquela hora, claro que publicitários colocaram suas máquinas criativas em atividade pensando em como vender o Ronaldo ainda mais.

É ingênuo, é parcial, é até demagogo, dependendo das coisas nas quais você acredita. Mas eu me emocionei.

4 comentários:

  1. Acho que por não ter ligação alguma com futebol, não consigo mais me emocionar com essas coisas. Tá, eu entendi que não foi tanto pelo Ronaldo, mas pela escolha de palavras. Mesmo assim... pra mim, a supervalorização do futebol é o mesmo que fanatismo religioso. Não cola, sabe?
    Mas é melhor eu parar de falar sobre futebol, já que sempre tenho que ouvir quem gosta dando lição de moral. :P rs

    Obrigada por responder a pergunta sobre o film e pela dica! Vou procurar pra assistir sim!!

    ResponderExcluir
  2. pois eu até chorei.
    achei lindo também.

    ResponderExcluir
  3. Entendo prefeitamente. Também achei bonito. Apenas lamento profundamente aquela camiseta do "timinho", hehehe.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cara ele é sim um soldado..mesmo que a guerra aparetimente parecia perdida...ele sozinho foi a luta e venceu a batalha..tbm achei perfeito...achei o momento certo dele usar essa frase..perfeito

    ResponderExcluir