18.1.10

Fé cega, faca amolada



Esta animação espertíssima é parte do documentário Como Diz a Bíblia (For The Bible Tells Me So, 2007), que examina a condenação religiosa da homossexualidade nos Estados Unidos. O diretor Daniel G. Karslake opta por uma abordagem construtiva, mostrando exemplos de homossexuais crescidos em famílias extremamente religiosas e que, de certa forma, conseguiram conquistar o respeito de seus familiares. Declarações de especialistas do calibre de Desmond Tutu, contextualizam alguns trechos da bíblia utilizados frequentemente pelos fanáticos para disseminar mensagens de ódio e preconceito.

Uma das mais graves constatações que se tem depois de assistir ao filme é a de que a direita radical religiosa é um dos movimentos mais perigosos da história. Pessoas são assassinadas em seu nome, com a benção de líderes irresponsáveis que fazem questão de plantar e fazer crescer o ódio e a intolerância, com suas noções confusas de pecado e punição.

2 comentários:

  1. Nem é o seu foco principal, penso eu, mas queria comentar sobre a fé, que Deus ama e perdoa, portanto me parece incoerente que as pessoas queiram fazer a justiça com as próprias mãos, afastando-se completamente do ensinamento fundamental. Eu não entendo muito de religião mas consigo ler e entender o que é pregado. E matar em nome de Deus, definitivamente não é o que Jesus pregou. Foi a prórpria injustiça que ele sofreu... enfim... nem sei porque escrevi isso... :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que se houvesse coerência deixaria de ser classificado como religião... se as pessoas fossem suficientemente evoluídas a ponto de respeitarem umas as outras, não existiriam mais deuses...

    ResponderExcluir